terça-feira, 16 de maio de 2017

Açúcar de Coco: O açúcar mais saudável do mundo


Tudo Sobre o Açúcar de Coco


O Açúcarde Coco vem sendo amplamente divulgado como um grande aliado da alimentação saudável. Há boatos que seria o açúcar mais saudável do mundo, mas será verdade?
Ele apresente realmente um baixo índice glicêmico e possui de fato muitas vitaminas que são importantes ao organismo, seria no caso a melhor opção para substituir o açúcar refinado. Já que o açúcar de coco não é processado, não possui alterações em sua composição e por isso não possui conservantes é classificado como sendo 100% natural, o adoçante mais sustentável do mundo.
O açúcarde coco é extraído do fluido das flores da palma de coco. O seu néctar é retirado e aquecido ligeiramente em uma caldeira, tornando-se um caramelo espesso. Ao esfriar, é triturado em pequenos cristais. Ao ser utilizado na cozinha, esses cristais dissolvem-se facilmente e dão um agradável sabor doce a qualquer receita.


Açúcar de Coco: Açúcar nutritivo e pró-saúde


O coco realmente ganha cada vez mais espaço na nutrição, já vimos o óleo de coco como sendo o óleo mais saudável do mundo, a manteiga de coco que também apresenta composições incríveis e agora um açúcar que possui um valor nutricional e até vitaminas. O açúcar de coco pode sim ser considerado o açúcar mais saudável do mundo.
Além de ser uma delícia, o que torna o açúcar de coco realmente especial nutricionalmente é o seu baixo índice glicêmico – menor que o do mel, e muito menor que o do açúcar branco.

O alimento é metabolizado de uma forma mais lenta pelo organismo, não tendo a necessidade de elevar os níveis de glicose no sangue. Algumas vezes os alimentos que promovem o aumento da glicose podem engordar e trazer até uma imunidade um pouco mais comprometida.

Os nutrientes do açúcar de coco?


O açúcar de coco apresenta um valor nutritivo muito mais elevado que qualquer outro açúcar ou adoçantes comercializados no momento, pois possui elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro, além de ser uma fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6. Por não passar pelo processo industrial de refinamento (como é o caso do açúcar branco), as vitaminas e os minerais presentes em sua composição são mantidos. Contém também flavonoides e antioxidantes.

No entanto, o açúcar de coco tem quantidades interessantes de vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina) e vitamina B6 (pirodoxina). Também contém minerais como potássio, magnésio, ferroe zinco.


Consumo ideal do açúcar de coco

A grande vantagem do açúcar de coco é ter um índice glicêmico mais baixo. O conceito de índice glicêmico mede o tempo que o carboidrato de um alimento demora para ser absorvido pelo intestino. Quanto mais rápida essa absorção, maior a capacidade desse alimento de gerar picos de insulina no organismo.
Por isso, o açúcar de coco é interessante para alguns grupos de pessoas:
Pré-diabéticos: o pré-diabetes é uma condição em que o corpo se torna resistente à insulina, o hormônio que coloca o açúcar para dentro das células. Ou seja, é preciso quantidades maiores de insulina para absorver a mesma quantidade de açúcar. Se não tratada, ela pode evoluir para um diabetes tipo 2. Por isso, priorizar alimentos em que a glicose é absorvida mais lentamente pode reverter o quadro, já que cargas menores de açúcar fazem com o pâncreas não se sobrecarregue produzindo insulina o suficiente para absorvê-las.

 

Todos podem consumir o açúcar de coco, desde que não tenham nenhuma alergia específica ao alimento. Diabéticos também podem, sendo até uma boa opção para o diabético tipo II, devido ao baixo índice glicêmico.
É importante lembrar que, por mais nobre que seja este açúcar, ele continua sendo açúcar: o seu uso em excesso agrega carboidratos extras à dieta. De qualquer forma, para quem quer emagrecer, o açúcar de coco pode ainda ser útil em relação à qualidade, pois não passa pelo processo de refinamento e preserva boa parte de seus nutrientes.


Como usar o açúcar de coco?


Esse açúcar pode ser consumido da forma mais comum, ou seja, na substituição natural do açúcar branco ou do açúcar mascavo: usa-se mais ou menos a mesma quantidade. Pode-se usar em receitas, sucos, chás e doces, além de uma infinidade de outras opções. No café fica muito bom! Eu particularmente acho o gosto desse açúcar uma delícia! 

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