sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Que tal um pouco de Vitamina K2?



As vitaminas K são pertencentes ao grupo das vitaminas lipossolúveis, ou seja, para serem absorvidas pelo nosso corpo precisam estar vinculadas a gorduras (lipídeos). Existem três tipos de vitamina K, a fitomenadiona, ou K1, que pode ser encontrada em vegetais de cor escura, amenaquinona, ou K2, produzida por bactérias ou presente em alimentos fermentados e a menadiona sintética, ou K3, presente na maioria dos suplementos.
As vitaminas K também são conhecidas como as vitaminas anti-hemorrágicas e receberam esse nome exatamente pela palavra dinamarquesa koagulation, ou coagulação. Esse processo que ocorre no sangue é responsável por parar o sangramento impedindo que nós tenhamos uma hemorragia.

Benefícios da Vitamina K2

Apesar das três trazerem benefícios para a nossa saúde, a que tem tido destaque nos últimos anos é a menaquinona (K2), estudos científicos tem mostrado que ela é essencial para o nosso corpo.
A quantidade produzida pelas bactérias saudáveis do nosso intestino pode não ser suficiente, principalmente com o passar dos anos, causando a deficiência dessa vitamina que pode prejudicar nossos ossos, coração e processo de coagulação do sangue, por isso muitos vezes é necessário repor essa vitamina através de suplementos.
As pessoas com risco de apresentar a deficiência dessa vitamina são as que fizeram cirurgia de desvio de intestino, as que apresentam problemas de absorção de nutrientes, problemas intestinais e no fígado, recém-nascidos, que apresentam diarreia crônica, pancreatite ou que estejam sob tratamento de antibióticos.
vitamina K2 é muito importante para a produção de certas proteínas como a GLA ou osteocalcina, que representa até 2% da nossa estrutura óssea e é responsável por se ligar ao cálcio deixando nossos ossos mais fortes. No sistema cardiovascular essa proteína GLA matriz evita o acúmulo de minerais nas paredes das artérias que fariam com que elas engrossassem e perdessem a elasticidade, causando sérios problemas cardíacos como o ataque e possível falecimento, por isso a ingestão correta dessa vitamina pode evitar doenças cardíacas coronárias. Essas proteínas, produzidas apenas na presença da menaquinona, também são importantes para as cartilagens.
A ingestão da menaquinona como uma forma de repor ou suplementar a falta dessa vitamina é completamente segura e não traz reações adversas, apenas as pessoas que consomem remédios anticoagulantes devem procurar um médico antes de começar a consumir esse suplemento.
As cápsulas de menaquinona são muito mais fáceis de serem absorvidas pelo nosso corpo, não perdem o efeito com facilidade e são muito mais eficazes nessas ações à nossa saúde que os outros tipos de vitamina K. Ela é produzida a partir do natto, um alimento oriental feito de grãos de soja fermentados e por isso é natural.

Onde encontrar a Vitamina K2?

Você encontra a vitamina K2 em cápsulas na loja Kahuna, mande um e-mail e faça sua encomenda.

Referências:
GAST, G. C. M.; et al. A high menaquinone intake reduces the incidence of coronary disease. Nutrition, Metabolism and Cardiovascular diseases, v. 12, n. 7, p. 504-510, 2009.
GROPER, S. S.; SMITH, J. L.; GROFF, F. L.Nutrição avançada e metabolism humano. 5 ed. Trad. COHEN, M. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
SCHURGES, L. J.; et al. Vitamin K-containing dietary supplements: comparison of synthetic vitamin K and natto-derived menaquinone-7. Blood, v. 109, n. 8, p. 3279-3283, 2007.
SGARBIERI, V. C. Alimentação e nutrição: fator de saúde e desenvolvimento. São Paulo: Almed, 1987.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...